Mundo

Suécia convoca embaixador equatoriano após asilo político dado a Assange

Agência France-Presse
postado em 16/08/2012 13:58
Estocolmo - A Suécia convocou nesta quinta-feira (16/8) o embaixador equatoriano em Estocolmo para pedir explicações sobre as acusações de parcialidade de seu governo feitas contra a justiça sueca, depois da decisão de Quito conceder asilo político ao fundador do site WikiLeaks, Julian Assange.

"O embaixador do Equador é esperado no ministério o mais rápido possível. As acusações (do ministro equatoriano das Relações Exteriores) formuladas são graves e é inaceitável que o Equador queira deter o processo judicial sueco e a cooperação judicial europeia", declarou o porta-voz do ministério sueco das Relações Exteriores, Anders J;rle.

[SAIBAMAIS]O Equador concedeu asilo diplomático a Julian Assange, refugiado na embaixada do país em Londres, por considerar que existem riscos para sua integridade e sua vida em consequência das revelações feitas no site Wikileaks, anunciou o chanceler Ricardo Patiño nesta quinta-feira. "O Equador decidiu conceder asilo diplomático a Julian Assange", afirmou Patiño ao ler uma declaração na sede do ministério das Relações Exteriores em Quito.



"Caso aconteça uma extradição para os Estados Unidos, o senhor Assange não terá um julgamento justo, poderá ser julgado por tribunais especiais ou militares e não é inverossímil que receba um tratamento cruel e degradante, e que seja condenado à prisão perpétua ou à pena capital, com o que não seriam respeitados seus direitos humanos", disse Patiño.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação