Mundo

Conselho de Segurança da ONU ordena fim de missão de observadores na Síria

Agência France-Presse
postado em 16/08/2012 15:02
Nações Unidas - O Conselho de Segurança das Nações Unidas ordenou nesta quinta-feira (26/8) o fim da missão de observadores da ONU na Síria, mas apoiou a permanência de um escritório político em Damasco. "As condições para prosseguir com a UNSMIS não foram cumpridas", afirmou o embaixador francês na ONU, Gerard Araud, após uma reunião do Conselho sobre o conflito na Síria. "A missão chegará ao fim à meia-noite de domingo", informou Edmond Mulet, do departamento de manutenção de paz da ONU, à imprensa.

Neste ano, o Conselho de Segurança da ONU autorizou o envio de 300 observadores militares desarmados à Síria para monitorar um cessar-fogo negociado entre o enviado da ONU e da Liga Árabe, Kofi Annan, e Bashar al-Assad, presidente da Síria. Mas as hostilidades cresceram e a Missão de Observação da ONU na Síria suspendeu suas patrulhas no dia 15 de junho.

Nesta quinta-feira, o número de observadores caiu para 101, além de 72 funcionários civis. Mulet informou que o último observador deve deixar Damasco na sexta-feira da próxima semana.

O Conselho de Segurança apoiou um plano do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para iniciar um escritório político intermediário em Damasco para monitorar os eventos.



Mulet informou à imprensa que ele provavelmente contará com 20 a 30 pessoas, com a participação de especialistas políticos, militares e humanitários. Ele acrescentou que o presidente sírio Bashar al-Assad aprovou a implementação do escritório político.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação