Mundo

Polícia atira contra mineiros na África do Sul em violento episódio

Agência France-Presse
postado em 17/08/2012 06:27
Marikana - Vários mineiros grevistas foram baleados nesta quinta-feira pela polícia na mina de platina de Lonmin, em Marikana, na África do Sul, onde a violência ligada a um conflito sindical já deixou mais de dez mortos desde o domingo passado. No confronto, cujas imagens chocantes foram exibidas pela TV sul-africana, a polícia atira contra um grupo de manifestantes, que caem em meio a uma nuvem de poeira.

"Sim, há mortos", disse uma testemunha. O fotógrafo da AFP no local viu ao menos cinco corpos ensanguentados de mineiros logo após o tiroteio. O presidente da Lonmin, Roger Phillimore, atribuiu às forças da ordem a responsabilidade pelos sangrentos confrontos. "A polícia sul-africana estava encarregada da ordem e da segurança no local desde o início da violência entre sindicatos rivais, no final de semana", assinalou Phillimore em um comunicado publicado na noite desta quinta-feira.

[SAIBAMAIS]"É claro que deploramos profundamente estas mortes, o que constitui claramente uma questão de ordem pública acima do conflito social". Na manhã desta quinta-feira, centenas de mineiros armados com porretes, barras de ferro e machados se reuniram na entrada da mina Lonmin para exigir melhores salários. Durante o dia, a direção da mina ameaçou despedir os grevistas que não retornarem ao trabalho nesta sexta-feira.



Na tentativa de dispersar o protesto na entrada da mina, a polícia lançou bombas de gás lacrimogêneo e disparou com balas de borracha, e não está claro porque ocorreram os tiros com munição real. Após os disparos, a TV sul-africana mostrou policiais com coletes a prova de balas observando homens caídos no chão, vários dos quais provavelmente mortos. Desde o domingo passado, dez pessoas morreram em incidentes ligados a luta pelo poder entre o Sindicato Nacional dos Mineiros (NUM) e o Sindicato das Associações de Mineiros e da Construção (AMCU).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação