Mundo

Integrantes da banda Pussy Riot são consideradas culpadas de vandalismo

Agência France-Presse
postado em 17/08/2012 08:50
Moscou - A justiça russa declarou nesta sexta-feira culpadas de vandalismo as três jovens do grupo punk Pussy Riot por realizar em uma igreja de Moscou uma "oração" contra o presidente Vladimir Putin, em um julgamento que gerou um movimento de apoio à banda em todo o mundo.

Manifestações a favor das artistas já foram realizadas na Rússia e outras estão previstas em muitas cidades do exterior, de Paris a Sydney, passando por Varsóvia ou Nova York. As integrantes do grupo, Nadejda Tolokonnikova, de 22 anos, Yekaterina Samutsevitch, de 30 anos, e Maria Alejina, de 24 anos, são "culpadas de vandalismo", declarou nesta sexta-feira a presidente do tribunal Khamovnitcheski em Moscou no início da leitura da sentença.

A juíza Marina Syrova retomou em grande parte os argumentos da promotoria, que havia pedido três anos de prisão por terem cantado no dia 21 de fevereiro, com o rosto coberto, carregando guitarras e com um equipamento de som, uma "oração punk" na catedral do Cristo Salvador em Moscou, na qual pediam à Virgem que "livrasse" os russos de Putin no poder. A juíza ressaltou que as acusadas "não expressaram arrependimento", "violaram a ordem pública" e "ofenderam os sentimentos dos crentes".

Os advogados das Pussy Riot pediram a absolvição, a promotoria quer três anos de prisão. A pena máxima por "vandalismo" é de sete anos de prisão. As três jovens ouviam tranquilamente de pé a leitura da sentença. Tolokonikova, que vestia uma camisa com a inscrição em espanhol "no pasarán", sorria. As autoridades mobilizaram um grande dispositivo policial nos arredores do tribunal e colocaram barreiras metálicas em ambos os lados da rua para impedir grandes concentrações.

[SAIBAMAIS]Partidários e opositores das jovens se deslocaram ao tribunal antes do início do julgamento. O caso dividiu profundamente a sociedade russa. Muitos bispos e fiéis denunciaram a profanação da catedral e o ataque contra a Igreja. Mas outros, incluídos no seio da Igreja, também consideraram o julgamento desproporcional. Grupos ultranacionalistas e ortodoxos protestavam diante do edifício. "Quero que as Pussy e aqueles que as apoiam queimem no inferno", declarou um deles. Uma centena de pessoas gritava, por sua vez, "Liberdade para as Pussy Riot", "Liberdade para os prisioneiros políticos".



Entre as figuras do protesto do regime do presidente Vladimir Putin, o blogueiro e grande crítico da corrupção Alexei Navalny conseguiu entrar no tribunal. Já o líder da Frente de Esquerda, Sergei Udaltsov, foi parado quando tentava se aproximar do edifício, assim como outros partidários das Pussy Riot. Em Ekaterinburgo, nos Urais, cerca de 30 pessoas se reuniram para apoiar as Pussy Riot, informou a agência de notícias Interfax.

Em Samara, na região do Volga, nove pessoas foram detidas durante um protesto, segundo a mesma fonte. O caso adquiriu dimensão internacional e as três mulheres receberam nas últimas semanas enorme quantidade de apoios procedentes do mundo inteiro. Vários artistas como Paul McCartney, Madonna, Sting e Yoko Ono expressaram sua solidariedade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação