Mundo

Em mensagem à população, Lugo sinaliza que voltará à política em 2013

postado em 17/08/2012 19:39
Destituído da Presidência do Paraguai há 55 dias, Fernando Lugo enviou nesta sexta-feira (17/8) uma mensagem à população do país. Na mensagem, em tom poético, Lugo disse que é necessário tentar ;olhar as flores; que nascem em agosto, mês em que completaria quatro anos de mandato, e buscar a construção de um ;país melhor;. Ele pediu apoio dos simpatizantes e correligionários para as eleições de 21 de abril de 2013.

;Se estamos realmente unidos, podemos voltar em 2013. É importante não desanimar;, declarou. Ele sinaliza que pretende se candidatar ao Senado. Não está definido se há impedimentos para sua candidatura à Presidência da República. Pela Constituição do Paraguai, o atual presidente Federico Franco não pode concorrer à reeleição.

A mensagem do ex-presidente foi transmitida pelo grupo Paraguai Resiste, que mantém um site na internet e promoveu dois dias de debates sobre o processo de impeachment de Lugo.

;Como estão, amigos? Essa flor cresce em agosto e, se olharmos com cuidado, as flores são para alegrar os nossos olhos. Temos de recordar 15 de agosto de 2008. Lembram-se meus amigos?;, disse Lugo, referindo-se à data de sua eleição, em 2008, e à possibilidade de ter completado quatro anos de mandato, caso não tivesse sofrido o impeachment, em 22 de junho.

[SAIBAMAIS]Lugo reiterou que é necessário observar o que foi conquistado nesse período. Segundo ele, um dos avanços foi a abertura para o diálogo com todos os setores da sociedade, o estímulo ao emprego e à segurança alimentar. ;Muitos sentiram tristeza pelo que aconteceu nos dias 21 e 22 de junho com o golpe;, mencionou, citando as datas nas quais a Câmara e o Senado votaram seu processo de impeachment.



;Força, companheiros, que não desanimemos. Nosso país precisa de nós e vamos levantar esta nação;, disse Lugo, na mensagem, divulgada pelo grupo Paraguai Resiste, formado por simpatizantes e aliados políticos do ex-presidente que defende que o processo de destituição foi ilegal e caracterizou um golpe de Estado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação