Mundo

Países do sul da África pedem que Ruanda pare de apoiar rebeldes congoleses

Agência France-Presse
postado em 18/08/2012 18:55
Maputo - Chefes de Estado e governo do sul da África pediram neste sábado a Ruanda que interrompa sua "interferência" e pare imediatamente de apoiar os rebeldes na República Democrática do Congo (RDC), por considerarem que se trata de uma ameaça à estabilidade regional.

Os líderes, reunidos em uma reunião de cúpula da Comunidade de Desenvolvimento do Sul da África (SADC, sigla em inglês), decidiram enviar uma missão a Ruanda, após uma discussão de dois dias em Maputo, capital de Moçambique.

"A reunião registrou, com grande preocupação, que a situação da segurança no leste da República Democrática do Congo piorou nos últimos três meses, provocando o deslocamento de pessoas e a perda de vidas, bem como danos a propriedades", assinalou Thomas Salamao, secretário executivo do encontro.

"Esta situação é provocada por grupos rebeldes, com a assistência de Ruanda, e a SADC pede com urgência àquele país que interrompa imediatamente esta interferência, que representa uma ameaça à paz e estabilidade, não apenas na República Democrática do Congo, mas também em toda a região da SADC", afirmou o secretário.

Cerca de 250 mil pessoas já fugiram do leste da RDC desde abril, depois que o movimento 23 de Março (M23) tomou as armas para enfrentar as tropas do governo.

"A reunião decidiu enviar uma missão a Ruanda, para pressionar pelo fim do apoio ao M23", informou Salamao.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação