Mundo

Pentágono adverte sobre ataques de afegãos a tropas da Otan

Agência France-Presse
postado em 18/08/2012 21:47
Washington - O secretário de Defesa americano, Leon Panetta, pediu neste sábado (18/8) ao presidente afegão, Hamid Karzai, que tome medidas para conter o aumento dos ataques da segurança afegã às tropas ocidentais da Otan, informou o Pentágono.

A preocupação dos Estados Unidos cresceu por conta do número sem precedentes de ataques de "verdes a azuis" (cores dos respectivos uniformes), que, este ano, causaram a morte de 39 membros das tropas internacionais, em 29 incidentes, segundo cifras da Otan.

Em uma conversa por telefone, Panetta e Karzai "expressaram a preocupação compartilhada" envolvendo o desafio que representam os ataques internos às forças afegãs e da coalizão, informou o porta-voz do Pentágono, George Little. "Ambos concordaram em que os oficiais americanos e afegãos devem trabalhar com mais proximidade para minimizar o potencial de ataques domésticos."

Panetta também pediu a Karzai que trabalhe com o general John Allen, que lidera as tropas da Força Internacional da Otan (Isaf) no Afeganistão.

A Otan forma as forças afegãs, para que estas se ocupem da segurança daquele país até o fim de 2014.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação