Jornal Correio Braziliense

Mundo

Diretor do filme Top Gun, Tony Scott, é encontrado morto na Califórnia



Nascido em Northumberland, Grã-Bretanha, em 1944, Scott era sete anos mais novo que o irmão Ridley Scott, diretor de clássicos como Alien, Blade Runner e Gladiador, que ajudou sua carreira. Depois de estudar Artes Gráficas em Londres, trabalhou ao lado do irmão, com quem criou em 1973 a produtora de filmes publicitários RSA.

Desde então, os irmãos trabalharam juntos. Recentemente produziram séries de TV de sucesso como The Good Wifes e Numb3rs. Tony Scott foi um dos produtores do filme mais recente do irmão mais velho, a ficção científica Prometheus. Com uma câmera nervosa, Tony Scott era especializado em filmes de ação com cenas de muita adrenalina, de Top Gun a Dias de Trovão, passando por Um Tira da Pesada 2 (1987) e Revenge - a Vingança (1990) com Kevin Costner.

Depois de ajudar Tom Cruise a virar uma das grandes estrelas de Hollywood, estabeleceu uma grande parceria com Denzel Washington, com filmes como Chamas da Vingança (2004), Déja Vu (2006), O Sequestro do Metrô 1 2 3 (2009) e Incontrolável (2010), seu último filme como diretor.