Agência France-Presse
postado em 20/08/2012 08:49
Los Angeles - O cineasta e produtor britânico Tony Scott, que dirigiu filmes como Top Gun - Ases Indomáveis, cometeu suicídio no domingo (19/8) aos 68 anos ao se jogar de uma ponte de San Pedro, Califórnia, informou o Instituto Médico Legal de Los Angeles.
O corpo do diretor, irmão do também cineasta Ridley Scott, foi retirado da água perto da Ponte Vincent Thomas, ao sul de Los Angeles, e um bilhete escrito com sua letra que indicava as intenções suicidas foi encontrado no carro, estacionado na ponte. Uma testemunha afirmou à polícia que viu um homem se jogando da ponte às 12h30 locais (16h30 de Brasília), informou o tenente Jospeh Bale, do Instituto Médico Legal de Los Angeles.
A polícia informou que Scott havia estacionado o carro, um Toyota Prius negro, na ponte, antes de superar a barreira de proteção e se jogar no Oceano Pacífico. Um grupo de mergulhadores procurou o corpo no estreito de San Pedro e o cadáver foi encontrado às 15h (19h de Brasília), segundo Bale. Scott, nascido na Grã-Bretanha em 1944, obteve sucesso nos anos 1980 ao dirigir Top Gun, um filme de ação sobre o corpo de elite da Marinha, estrelado por Tom Cruise.
O filme, de 1986, arrecadou 176 milhões de dólares e estabeleceu as carreiras Scott e Cruise. Além de Top Gun, Scott dirigiu Inimigo do Estado, Um Tira da Pesada II, Jogo de Espiões, Incontrolável e Maré Vermelha, um de seus muito filmes protagonizada por Denzel Washington.
Nascido em Northumberland, Grã-Bretanha, em 1944, Scott era sete anos mais novo que o irmão Ridley Scott, diretor de clássicos como Alien, Blade Runner e Gladiador, que ajudou sua carreira. Depois de estudar Artes Gráficas em Londres, trabalhou ao lado do irmão, com quem criou em 1973 a produtora de filmes publicitários RSA.
Desde então, os irmãos trabalharam juntos. Recentemente produziram séries de TV de sucesso como The Good Wifes e Numb3rs. Tony Scott foi um dos produtores do filme mais recente do irmão mais velho, a ficção científica Prometheus. Com uma câmera nervosa, Tony Scott era especializado em filmes de ação com cenas de muita adrenalina, de Top Gun a Dias de Trovão, passando por Um Tira da Pesada 2 (1987) e Revenge - a Vingança (1990) com Kevin Costner.
Depois de ajudar Tom Cruise a virar uma das grandes estrelas de Hollywood, estabeleceu uma grande parceria com Denzel Washington, com filmes como Chamas da Vingança (2004), Déja Vu (2006), O Sequestro do Metrô 1 2 3 (2009) e Incontrolável (2010), seu último filme como diretor.