Mundo

Enviado especial da ONU à Síria diz que objetivo é cessar confrontos

postado em 20/08/2012 10:15
Nomeado recentemente como enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Liga Árabe à Síria, o argelino Lakhdar Brahimi disse que seus esforços serão para cessar os confrontos no país e não apenas evitá-los. "Uma guerra civil é a forma de conflito mais cruel, quando um vizinho mata o seu vizinho e, por vezes, o irmão, é o pior dos conflitos;, disse Brahimi, há quatro dias no cargo.

"Há muitas pessoas que dizem que é necessário evitar a guerra civil na Síria. Na minha opinião, já estamos nessa situação há algum tempo. O que é preciso é pôr fim e isso não vai ser fácil;. Há 17 meses, a Síria vive sob clima de guerra, pois integrantes da oposição e do governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, enfrentam-se nas principais cidades do país. A oposição exige a renúncia de Assad e o fim das violações aos direitos humanos. Assad reage com repressão. Mais de 20 mil pessoas morreram nesse período, segundo organizações não governamentais (ONGs).

[SAIBAMAIS];[Na Síria] a mudança é inevitável, uma mudança séria, uma mudança fundamental, não cosmética. É necessário que as aspirações do povo sírio sejam satisfeitas;, disse Brahimi, evitando usar a palavra renúncia em relação a Assad. Brahimi, de 78 anos, foi nomeado no dia 16 o novo mediador dos conflitos em substituição a Kofi Annan, que avisou que não permaneceria no cargo. A nomeação ocorreu um dia depois de o Conselho de Segurança das Nações Unidas decidir acabar com a missão de observadores da ONU na Síria, que era encarregada de fiscalizar um cessar-fogo que não ocorreu.



Pelas primeiras informações desta segunda-feira (20/8), foram registrados combates entre as forças do governo e da oposição em Assali e Qadam, no Sul da Síria. Nesse domingo (19/8), pelo menos 84 pessoas morreram no país, a maioria civis, segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Os conflitos ocorreram poucas horas depois de os últimos observadores da ONU deixarem o país. Foram enviados 300 observadores para a Síria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação