Mundo

Assange tem acesso à esteira, micro-ondas e um computador, dizem amigos

Agência France-Presse
postado em 20/08/2012 12:07
Londres - O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, dispõe de um chuveiro, de um forno micro-ondas, de uma esteira para se exercitar e, principalmente, de um computador com acesso à internet no pequeno quarto da embaixada do Equador em Londres, onde está confinado há dois meses, indicaram alguns amigos.

O britânico Vaughan Smith, que visitou Assange na semana passada, considera que as condições de vida na embaixada equatoriana são rudimentares, mas confortáveis. Smith alojou Assange por mais de um ano na própria casa de campo, onde o australiano permanecia sob prisão domiciliar desde dezembro de 2010. "Não é pior que uma cela, isto é certo", disse Smith. "A principal razão pela qual é melhor é que pode utilizar um computador e ter acesso à internet", acrescentou. Assange, que tenta impedir a extradição à Suécia, onde é acusado de estupro e agressão sexual de duas mulheres, está refugiado na embaixada do Equador em Londres desde 19 de junho passado.

A embaixada está situada no exclusivo bairro de Knightsbridge, perto da grande loja de departamentos Harrods. Na quinta-feira, o governo equatoriano concedeu asilo diplomático a ele, alegando que existe um risco de que Assange seja extraditado da Suécia aos Estados Unidos, país onde pode ser condenado à morte por espionagem devido à publicação de documentos diplomáticos americanos em seu site WikiLeaks. Em 2010, a divulgação destes documentos criou uma grande revolução internacional e lançou Assange à fama.

[SAIBAMAIS]Segundo Vaughan Smith, Assange se mantém em forma correndo na esteira várias vezes ao dia, esquenta a própria comida em um forno micro-ondas e passa várias horas por dia na frente do computador. Smith descartou que receba comida da luxuosa loja Harrods. "Penso que paga a comida e não tem tanto dinheiro", disse Smith. Assange pode receber visitas e trabalhar. Tem muito a fazer, entre a batalha jurídica contra Visa e Mastercard (que bloquearam as contas do WikiLeaks), o caso sueco e fazer o site funcionar", disse Smith.



Smith, um ex-militar convertido em jornalista e especializado na agricultura ecológica, emprestou a Assange 20.000 dólares para pagar a fiança. A porta-voz do WikiLeaks, Kristinn Hrafnsson, indicou que Assange "está acostumado à vida dura". "Está de bom humor", disse Hrafnsson, que desmentiu que Assange tenha uma lâmpada de fototerapia em seu quarto, como indicaram meios de comunicação britânicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação