Mundo

Opositor russo Garry Kasparov pode ser condenado por morder policial

Agência France-Presse
postado em 20/08/2012 13:29
Moscou - A polícia russa interrogou nesta segunda-feira (20/8) o opositor russo Garry Kasparov, acusado de ter mordido um membro das forças de segurança durante uma manifestação de apoio às jovens integrantes do grupo musical Pussy Riot, algo que o ex-campeão mundial de xadrez nega.

"O Comitê de Investigação russo deve decidir se abre uma investigação criminal contra mim", declarou o enxadrista em um comunicado em seu site. Kasparov foi detido na sexta-feira em Moscou, junto com outros defensores das Pussy Riot, como o líder da Frente de Esquerda, Serguei Udaltsov, em uma manifestação de apoio às três integrantes do grupo condenadas a dois anos de prisão por terem cantado uma "oração punk" de protesto contra o atual presidente russo Vladimir Putin em uma catedral de Moscou em fevereiro.

[SAIBAMAIS]"Em muitos vídeos que circulam na internet pode-se ver que os policiais me prendem no momento em que falava com jornalistas, e depois me batem", declarou Kasparov. "Muitos vídeos e fotos desmentem as acusações realizadas contra mim pela polícia, segundo a qual agredi um deles, mordendo a sua mão", escreve o ex-campeão.



"São acusações sem fundamento. Em qualquer país livre com uma justiça independente teriam sido rejeitadas imediatamente", afirmou. "Se o policial machucou a mão quando me pegou pela cabeça, fico com pena", ironizou Kasparov no Twiter, acrescentando que apresentará uma denúncia por difamação e contra sua detenção, que considera injustificada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação