Mundo

"Estupro é estupro", diz Obama após deputado sugerir classificação do abuso

Agência France-Presse
postado em 20/08/2012 15:40
Washington - O presidente americano Barack Obama criticou nesta segunda-feira (20/8) o deputado republicano Todd Akin, que afirmou que raramente uma mulher engravida quando sofre "um verdadeiro estupro".

"A posição expressada foi ofensiva. Um estupro é um estupro, e a ideia de que devemos analisar e classificar de que tipo de estupro se trata não faz sentido", afirmou em coletiva de imprensa.

Ao explicar sua oposição total ao aborto - também em casos de estupro -, Todd Akin, membro da Comissão de Ciências do Congresso e candidato a senador pelo estado central de Missouri, afirmou que "os casos de gravidez depois de um estupro são muito raros".

"Se for um verdadeiro estupro, o corpo da mulher tenta por todos os meios bloquear isso", acrescentou.

Tanto o candidato republicano à presidência Mitt Ronmey como seu companheiro de chapa Paul Ryan imediatamente tomaram distância das declarações do deputado.



Obama reconheeu que alguns legisladores republicanos se distanciaram da postura de Akin, mas enfatizou que, no entanto, essas declarações marcam uma distância entre os partidos americanos.

"Creio que esses cmentários enfatizam que não devemos ter um monte de políticos, em sua maioria homens, tomando decisões sobre a saúde em nome das mulheres", concluiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação