Mundo

Obama rebate críticas por vazar dados sobre morte de Bin Laden

Agência France-Presse
postado em 20/08/2012 22:02
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, minimizou nesta segunda-feira (20/8) o alcance das críticas lançadas contra ele por antigos oficiais de inteligência e das forças especiales, que o acusam de utilizar informação secreta sobre a morte de Osama Bin Laden para fins eleitorais.

"Não levo esta gente muito a sério. Um de seus membros diz que eu não nasci aqui (nos Estados Unidos), apesar das provas ao contrário. Outro foi candidato do (movimento populista de extrema direita) Tea Party em eleição recente", explicou o presidente em entrevista ao jornal Virginian-Pilot.

"Este é o tipo de truque que teremos que enfrentar nestas eleições", destacou Obama.

Um grupo de ex-agentes da CIA e das forças especiais dos Estados Unidos criticou Obama na quinta-feira passada por vazar, de forma imprudente, dados sobre a operação para matar Bin Laden.

Os ex-espiões e militares reunidos no Opsec (Special Operations Opsec Education Fund) exibiram um vídeo de mais de 20 minutos criticando Obama, retomando a fórmula já adotada pelo candidato republicano à Casa Branca, Mitt Romney, e por outros membros do Partido Republicano.


O grupo critica Obama especialmente por ter divulgado informações secretas sobre a morte de Bin Laden por razões eleitorais, sem levar em conta a segurança de agentes secretos e militares americanos.

Também questiona o presidente por não "explorar plenamente o tesouro de informações" descoberto durante a operação que levou à morte de Bin Laden, no Paquistão, no início de maio de 2011.

O Opsec afirma não ser um grupo político, mas alguns de seus membros são republicanos ativos e integrantes do movimento conservador ;Tea Party;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação