Mundo

Governo da Turquia anuncia mais uma morte em decorrência de atentado

Agência France-Presse
postado em 21/08/2012 09:20
Ancara - Nove pessoas morreram no atentado com carro-bomba na noite de segunda-feira (20/8) no centro de Gaziantep, sudeste da Turquia, após o falecimento de uma adolescente de 12 anos que havia sido ferido no ataque, anunciou o vice-premier Besir Atalay.

"Este atentado terrorista deixou nove mortos, incluindo quatro crianças", declarou Atalay em Gaziantep. Sessenta e nove pessoas ficaram feridas, quatro delas em estado grave, segundo o vice-primeiro-ministro. A forte explosão ocorreu próximo a uma delegacia de polícia desta cidade, incendiando vários veículos, incluindo um ônibus municipal. O sudeste da Turquia, povoado majoritariamente por curdos, é a área de ação dos rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

[SAIBAMAIS]O PKK lançou a luta armada em 1984 para conquistar a independência do Curdistão turco, mas depois passou a exigir apenas a autonomia em relação a Ancara. O conflito deixou mais de 45.000 mortos, segundo o Exército turco. O PKK, acusado pelas autoridades locais por este atentado que ocorreu no segundo dia do Eid el Fitr, marcando o fim do Ramadã, é considerado uma organização terrorista por vários países.



Em outro episódio de violência, dois soldados foram mortos na segunda-feira na província de Hakkari (sudeste), na fronteira com Iraque e Irã, na explosão de uma mina ativada à distância em uma estrada pelos rebeldes do PKK, segundo as autoridades.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação