Mundo

Polícia de Nova York discrimina com base na cor da pele, indica pesquisa

Agência France-Presse
postado em 21/08/2012 12:03
Nova York - A maioria dos nova-iorquinos considera que a polícia favorece os brancos, enquanto os negros são particularmente críticos em relação a um procedimento que permite aos policiais parar qualquer um na rua para uma revista, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (21/8).

Segundo esta sondagem do New York Times, 59% dos nova-iorquinos acreditam que a polícia atua em benefício dos brancos em relação aos negros. Entre a população afro-descendente, esse percentual sobre para 77% com a mesma opinião. Já 55% dos nova-iorquinos consideram que os policiais são tendenciosos em detrimento dos hispânicos em relação aos brancos, enquanto 68% dos hispânicos pensam dessa forma. A maioria dos negros (56%) também considera excessiva a polêmica prática do "parar e revistar".

[SAIBAMAIS]Esta prática é cada vez mais frequente em Nova York. No ano passado, a polícia a utilizou 685.000 vezes, segundo dados oficiais. Em 53% dos casos, ela foi realizada com negros (que representam um quarto da população em Nova York); em 34% dos casos, com hispânicos; e em apenas 9%, com brancos. Das pessoas paradas - em sua maioria jovens -, 90% não têm do que se queixar.



Algumas organizações de defesa dos direitos civis denunciam regularmente esta prática, que a polícia afirma ser útil, principalmente, para a apreensão de armas ilegais. Ao contrário dos negros, 55% dos nova-iorquinos brancos a consideram "aceitável" e 48% dos hispânicos pensam o mesmo. Esta pesquisa foi realizada pelo New York Times entre os dias 10 e 15 de agosto por telefone com 1.026 moradores de Nova York.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação