Agência France-Presse
postado em 21/08/2012 16:27
Dubai - Três ocidentais sequestrados no Mali há quase nove meses pela Al-Qaeda apareceram nesta terça-feira (21/8) em um vídeo divulgado pela rede de televisão do Qatar Al-Jazeera, segundo a qual pediram aos seus governos que intervenham para libertá-los.No vídeo, os três homens, apresentados pela Al-Jazeera como Stephen Malcolm, britânico e sul-africano, Johan Gustafson, sueco, e Sjaak Rijke, holandês, aparecem sentados em tapetes no deserto, rodeados de homens armados e aparentemente em bom estado de saúde.
Segundo a rede de televisão, que não divulgou o som, os reféns pediram aos seus respectivos países que iniciem "negociações rápidas e eficazes" com seus captores para que eles possam ser libertados.
Os três homens foram sequestrados em Timbuctu (norte do Mali) no dia 25 de novembro de 2011. Uma quarta pessoa, um alemão, morreu ao tentar resistir.
Na véspera, dois franceses foram sequestrados também no norte do Mali.
A Al-Qaeda no Magreb Islâmico reivindicou os cinco sequestros, afirmando que sua ação era "uma resposta às reiteradas agressões da França contra os muçulmanos do Sahel".