Mundo

AIEA anuncia para sexta-feira discussões com o Irã sobre questão nuclear

Agência France-Presse
postado em 21/08/2012 16:59

Viena - Autoridades da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) se reunirão nesta sexta-feira (17/8) em Viena com representantes iranianos para debater "questões em aberto" sobre o polêmico programa nuclear de Teerã, anunciou nesta terça a AIEA.

Este encontro permitirá "novas discussões sobre uma abordagem estruturada visando a resolver questões em aberto relativas ao programa nuclear do Irã", indicou a AIEA em um comunicado divulgado em Viena, sede desta agência da ONU.

Pela AIEA, o inspetor chefe, Herman Nackaerts, e o diretor geral adjunto, Rafael Grossi, devem participar das reuniões que serão realizadas na missão iraniana em Viena, indicou a agência.

Depois disso, a AIEA deve realizar em setembro uma reunião na qual a questão do programa nuclear iraniano será um dos principais temas.

Em junho, a AIEA e o Irã não chegaram a um acordo para permitir à agência um acesso mais amplo às instalações nucleares iranianas.

Os ocidentais e Israel acusam o Irã de realizar clandestinamente, sob pretexto de um programa nuclear civil, atividades visando à produção da arma atômica.

Teerã afirma que seu programa tem objetivos puramente civis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação