Agência France-Presse
postado em 22/08/2012 12:09
Tóquio - A Alfândega da Alemanha confiscou um violino avaliado em 1,2 milhão de dólares de uma artista profissional japonesa e exige que pague quase 500.000 dólares para devolver o instrumento, informa a imprensa nipônica.Yuzuko Horigome, residente na Bélgica, fez uma escala no aeroporto de Frankfurt na semana passada depois de ter tocado no Japão, segundo o jornal Yomiuri Shimbun. Quando tentou passar pela porta verde para os viajantes que entram na União Europeia sem nada a declarar, os oficiais da Alfândega a pararam e afirmaram que deveria pagar 190.000 euros de impostos pelo violino Guarnerius de 1741. Com as multas aplicadas, o total chegou a 380.000 euros (475.000 dólares), segundo o Tokyo Shimbun.
Os oficiais alemães confiscaram o instrumento porque ela não entregou os documentos de compra, de 1986. "O instrumento é minha ferramenta de trabalho. Para os músicos, os instrumentos são como partes do corpo", disse Yuzuko. "Já passei várias vezes pelo aeroporto de Frankfurt e nunca havia tido problemas assim. Não sei qual o motivo".
A artista já entregou documentos para provar que é proprietária do violino, mas as negociações são complicadas. Os violinos Guarnerius são considerados os melhores do mundo, ao lado dos Stradivarius e Amati. Yuzuko Horigone já tocou com orquestras de grande prestígio, como a Sinfônica de Londres e as Filarmônicas de Nova York e Berlim.