Mundo

Estudantes chilenos saem pelas ruas de Santiago em protesto por educação

Agência France-Presse
postado em 23/08/2012 14:47
Santiago - Estudantes secundários chilenos realizaram nesta quinta-feira (23/08), uma nova passeata pelas ruas de Santiago, dentro de um movimento convocado para exigir educação pública gratuita e de qualidade.

No centro de Santiago, cerca de 2.000 estudantes se reuniram na Praça das Armas e depois se espalharam por vários pontos da capital. Nos municípios de Providencia e Ñuñoa, zona leste da cidade, outros milhares marcharam pelas principais avenidas.



Em todas as manifestações, se observou uma forte presença policial.Na passeata no centro de Santiago, foram registrados confrontos entre estudantes e policiais, que dispersaram a manifestação com jatos de água e gases lacrimogêneos. Os estudantes responderam jogando pedras e partes do mobiliário público.

Os estudantes intensificaram nas últimas semanas seus protestos com a ocupação de vários colégios, os mais tradicionais de Santiago, que foram desalojados pela polícia e retomados pelos manifestantes diversas vezes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação