Agência France-Presse
postado em 23/08/2012 14:51
Santiago - A mineradora estatal chilena Codelco, maior produtora de cobre do mundo, e a britânica-sul-africana Anglo American fecharam um acordo nesta quinta-feira (23/08), sobre a venda de uma de suas filiais no Chile, o que acaba com 10 meses de disputa legal.Os grupos mineiros selaram um acordo conciliatório ante um juizado civil de Santiago no qual desistiram das acusações mútuas apresentadas nos tribunais chilenos, cuja resolução poderá ser estendida por três ou quatro anos.
"Anglo American e Codelco concordam em encerrar os processos e formar uma nova associação em benefício das duas empresas", afirmaram em um comunicado conjunto.
[SAIBAMAIS]O acordo encerra as ações legais iniciadas pelas duas empresas a respeito do contrato de opção de compra da Anglo American Sul (AAS), um complexo de mineração nas proximidades de Santiago, de propriedade da Anglo American e que produz 260.000 toneladas de cobre por ano.
Com o acordo, a Anglo American mantém o controle da AA Sul, reduzindo a participação de 75,5% a 50,1%.Uma sociedade entre a Codelco e a japonesa Mitsui - controlada pela estatal chilena - adquirirá 29,5% da AAS. Deste percentual, 24,5% ficarão com a Codelco, que pagou 1,7 bilhão de dólares.
A Codelco, que produz 11% do cobre mundial, pretendia comprar 49% da AAS em convênio com a Mitsui, com base em um contrato que transferiu em 1978 para mãos privadas o complexo. Antes de concretizar a operação, a Anglo American anunciou a venda de 24,5% da AAS para a também japonesa Mitsubishi e advertiu que reduziria a porcentagem a qual a Codelco poderia aspirar, porque pretendia manter o controle do complexo.
Segundo o acordo assinado nesta quita-feira, a japonesa Mitsubishi vendeu à Anglo American 4,1% da empresa por 890 milhões de dólares, reduzindo sua participação na AAS a 20,4%.
"Estou muito contente de que tenha sido atingido um acordo que satisfaça nossa expectativas em termos de criação de valor para Codelco, reafirmando a posição da empresa como a maior produtora de cobre do mundo", disse em um comunicado Thomas Keller, presidente-executivo da empresa.
"A aliança entre Anglo American, Codelco, Mitsubishi e Mitsui cria um potencial significativo de investimentos futuros", disse Cynthia Carrol, presidente-executivo da Anglo American.