Mundo

Congresso paraguaio rejeita ingresso da Venezuela no Mercosul

Agência France-Presse
postado em 23/08/2012 17:54
"Se não assumíssemos uma postura desta natureza, não defenderíamos a nossa soberania, a nossa independência e a nossa liberdade. Queremos demonstrar que, apesar de ser um país pequeno, defendemos nossa dignidade e não nos vendemos ao talão de cheques de (o presidente venezuelano Hugo) Chávez", destacou.

Guastella disse que a decisão do Congresso paraguaio servirá para uma eventual demanda junto ao tribunal internacional de Haia.

Assunção rejeita a entrada da Venezuela no bloco pelo "caráter autoritário, ditatorial do governo de Hugo Chávez", acrescentou o legislador, mas destacou que um próximo governo "que não seja de Chávez" poderá voltar a propor sua entrada.

Por 31 votos a 3, após o abandono do plenário dos representantes do partido Liberal (situação), o Senado paraguaio, composto por 45 membros, rejeitou novamente a adminissão da Venezuela.


[SAIBAMAIS]O novo governo do presidente Federico Franco, líder do Partido Liberal, enviou ao Senado o pedido para analisar a entrada da Venezuela em 31 de julho.Mas seus colegas de partido quiseram adiar o estudo da adesão até as eleições presidenciais venezuelanas de 7 de outubro.

Como os opositores resolveram levar a votação adiante, os parlamentares liberais deixaram o plenário.

O ingresso pleno da Venezuela no bloco estava pendente desde 2006 pela falta de aprovação do Congresso paraguaio.

Na última cúpula do bloco, em 29 de junho, Brasil, Argentina e Uruguai suspenderam o Paraguai como membro do Mercosul até as eleições de abril de 2013 como sanção pelo impeachment do presidente Fernando Lugo - qualificado como golpe parlamentar - e decidiram incluir a Venezuela.

O governo de Franco, que assumiu o posto ontem (22/08), considera inválida a resolução de seus parceiros no Mercosul.

O Paraguai alega que o Tratado de Assunção, que fundou o Mercosul em 1991, estabelece que a entrada de outro país deve ser ratificada pelos Congressos dos quatro países fundadores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação