Mundo

Ao menos 22 pessoas ficam feridas em marcha por reformas na Argentina

Agência France-Presse
postado em 23/08/2012 19:27
Buenos Aires - Pelo menos 22 pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira (23/8) em um choque entre funcionários públicos e policiais durante uma marcha contra a reforma do sistema de aposentadorias em Córdoba (700 km a norte de Buenos Aires), informaram fontes sindicais e policiais.

Os manifestantes jogaram pedras e bombas caseiras contra a polícia, que respondeu com balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo, nos arredores dos tribunais de Córdoba, a segunda província mais populosa da Argentina e um importante polo agropecuário e industrial.

"Os governantes sabem que estas coisas vão acontecer quando tomam este tipo de medidas que afetam os assalariados", disse à imprensa Santiago Clavijo, dirigente do sindicato Luz e Força (eletricistas).

Os incidentes foram registrados logo depois que Clavijo e outros sindicalistas apresentaram um recurso de inconstitucionalidade da reforma de aposentadorias, que foi aprovada por lei em um debate que durou apenas meia hora e sem a presença da oposição, que se retirou do local.

Pelo menos 15 manifestantes foram atendidos pelo serviço médico de emergência, vítimas de balas de borracha ou da inalação de gases lacrimogêneos, segundo uma fonte sindical citada pelo jornal local La Voz del Interior.



O médico Néstor Maldonado, da Policlínica Policial, informou que foram atendidos "sete policiais com lesões" por causa de pedradas e bombas caseiras.

O jornal diz que pelo menos quatro pessoas estão detidas na sede policial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação