Mundo

Cuba declara alerta em seis províncias por passagem de tempestade tropical

Agência France-Presse
postado em 24/08/2012 16:06
Havana- Seis províncias cubanas, onde vivem quase cinco milhões de pessoas, foram colocadas em estado de alerta nesta sexta-feira (24/08), ante a iminente chegada da tempestade tropical Isaac, que pode virar furacão.

Cuba colocou em andamento na quinta-feira (23/08), um dispositivo elaborado para fins de defesa (resistir a uma eventual invasão americana), mas que é utilizado em caso de fenômenos naturais, o que já permitiu minimizar o número de vítimas de furacões no passado.

As províncias colocadas em estado de alerta, que abrangem 47% do território, são Camagüey, Las Tunas, Holguín, Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo.



O alerta implica algumas evacuações preventivas e utilização de pessoal e equipamento de emergência, assim como distribuição de alimentos e água potável à população.

A tempestade tropical Isaac continua aumentando de força enquanto se aproxima da ilha Hispaniola, compartilhada pela República Dominicana e Haiti, e ameaça virar furacão nesta última nação, segundo o Centro Nacional de Furações (CNH) dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação