Jornal Correio Braziliense

Mundo

Sobe para 19 o número de mortos em explosão na maior refinaria da Venezuela

"Vamos investigar a origem disso, mas não podemos adiantar nenhuma hipótese. Agora, o que estamos fazendo é enfrentar a situação, atendendo aos feridos, retirando os escombros", acrescentou Ramírez.

"A onda da explosão foi de uma magnitude importante, de maneira que há danos consideráveis na infraestrutura e moradias localizadas diante da refinaria", disse ainda.

A explosão ocorreu aproximadamente a 01H11 local (03H41 de Brasília).

Por sua parte, o vice-presidente venezuelano, Elías Jaua, escreveu no Twitter que foi iniciado um plano de contigência em Amuay e que estão sendo enviados esforços atender as vítimas. Segundo ele, a Força Armada foi mobilizada para fazer a patrulha do local.

"Os danos são importantes. Há feridos de diversa gravidade", escreveu Jaua.

A refinaria de Amuay, que faz parte do Centro de Refinamento Paraguaná, e a maior deste país petroleiro e processa 645.000 barris de petróleo por dia.

Segundo o site da PDVSA, o Centro de Refinamento de Paraguaná cobre mais de 60% da demanda de combustível da Venezuela.

A Venezuela - primeiro produtor de petróleo na América do Sul e quinto exportador mundial - produz em média três milhões de barris diários (mbd), segundo dados oficiais, apesar de a Opep afirmar que a oferta de petróleo do país é de 2,3 mbd.

A Opep certificou em 2011 que a Venezuela tem as maiores reservas mundiais de petróleo, com 296,5 bilhões de barris, acima das da Arábia Saudita, o país com maior capacidade de refino.

Em março passado, as autoridades venezuelanas informaram que esta cifra aumentou para 297,57 bilhões de barris.