Mundo

Sobe para 19 o número de mortos em explosão na maior refinaria da Venezuela

Agência France-Presse
postado em 25/08/2012 08:54

Caracas - Dezenove pessoas morreram e mais de 53 ficaram feridas depois de uma explosão ocorrida na madrugada deste sábado na refinaria de Amuay, no Estado Falcón, informou ao canal estatal VTV a governadora deste estado do noroeste venezuelano.

"Até agora, temos contabilizados mais de 53 feridos e aproximadamente 19 pessoas mortas, entre elas, lamentavelmente, uma criança de 10 anos", declarou Stella Lugo, em ligação ao canal estatal VTV.

"O incêndio foi controlado, mas ainda se observam grandes massas de fumaça (...) e o fogo ainda persiste, embora controlado, mas não há risco de outra explosão", acrescentou Lugo, que mais cedo havia informado sobre 7 mortos e 48 feridos.

A governadora se encontra no local da explosão na companhia do ministro de Petróleo e presidente da estatal petroleira PDVSA, Rafael Ramírez.

"Foi uma explosão na área de armazenamento, produto de um vazamento de gás que, pelas condições climáticas que reinavam, ficou acumulado na área e, diante de uma fonte de ignição, explodiu", explicou Ramírez, depois de fazer um reconhecimento das instalações.

"Vamos investigar a origem disso, mas não podemos adiantar nenhuma hipótese. Agora, o que estamos fazendo é enfrentar a situação, atendendo aos feridos, retirando os escombros", acrescentou Ramírez.

"A onda da explosão foi de uma magnitude importante, de maneira que há danos consideráveis na infraestrutura e moradias localizadas diante da refinaria", disse ainda.

A explosão ocorreu aproximadamente a 01H11 local (03H41 de Brasília).

Por sua parte, o vice-presidente venezuelano, Elías Jaua, escreveu no Twitter que foi iniciado um plano de contigência em Amuay e que estão sendo enviados esforços atender as vítimas. Segundo ele, a Força Armada foi mobilizada para fazer a patrulha do local.

"Os danos são importantes. Há feridos de diversa gravidade", escreveu Jaua.

A refinaria de Amuay, que faz parte do Centro de Refinamento Paraguaná, e a maior deste país petroleiro e processa 645.000 barris de petróleo por dia.

Segundo o site da PDVSA, o Centro de Refinamento de Paraguaná cobre mais de 60% da demanda de combustível da Venezuela.

A Venezuela - primeiro produtor de petróleo na América do Sul e quinto exportador mundial - produz em média três milhões de barris diários (mbd), segundo dados oficiais, apesar de a Opep afirmar que a oferta de petróleo do país é de 2,3 mbd.

A Opep certificou em 2011 que a Venezuela tem as maiores reservas mundiais de petróleo, com 296,5 bilhões de barris, acima das da Arábia Saudita, o país com maior capacidade de refino.

Em março passado, as autoridades venezuelanas informaram que esta cifra aumentou para 297,57 bilhões de barris.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação