Jornal Correio Braziliense

Mundo

Grécia permanecerá no euro e terá que passar credibilidade, diz Hollande

Paris - O presidente francês François Hollande afirmou neste sábado que a Grécia deve permanecer na Zona Euro, mas que ainda precisa demonstrar a credibilidade de seus compromissos em termos de responsabilidade orçamentária, conforme prometido pelo primeiro-ministro grego, Antonis Samaras

"A questão da permanência da Grécia na Zona Euro não está em discussão", afirmou Hollande ao término de uma reunião em Paris com o primeiro-ministro grego.

[SAIBAMAIS]"Há quem continue especulando contra a Grécia e dizendo que o país não vai conseguir, que não poderá permanecer na Zona Euro", lamentou, por sua parte, Antonis Samaras. "E vim aqui para dizer que a Grécia conseguirá, que permanecerá na Zona Euro e que terá um papel importante na União Europeia (UE)", acrescentou o premiê grego.

"Vamos demonstrar que a Europa é capaz de superar suas dificuldades e seus problemas (...) e, para isso, precisamos de esforços e compromissos, e também de uma recuperação econômica", acrescentou.

"Creio que podemos cumprir com nossos objetivos e nosso compromisso, reduzir o déficit, nossa dívida, prosseguir com as mudanças estruturais iniciadas, as privatizações e a justiça, especialmente fiscal", enfatizou Antonis Samaras.

O primeiro-ministro grego foi na véspera a Berlim para pedir um prazo adicional de dois anos, até 2016, para endireitar as contas de seu país.

"Não queremos mais ajuda... mas precisamos de espaço para respirar", disse Samaras após uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, acrescentando que o relatório da troika sobre os progressos das reformas na Grécia reconhecerá o trabalho do governo grego.

Merkel, por sua vez, deu esperanças à Grécia ao afirmar que está disposta a apoiar o país para que continue na Zona Euro.

Ela afirmou que está convencida de que o governo grego está fazendo "todo o possível" para resolver os problemas do país.

"Desde o início da crise, sempre disse claramente que a Grécia fazia parte da Eurozona e que queria ficar nela", afirmou a chanceler na coletiva conjunta com Samaras.

Merkel disse ter ficado satisfeita com o fato de o dirigente grego ter reservado à Alemanha sua primeira visita ao exterior e disse estar certa de que o novo governo "faz todo o possível para resolver todos os problemas" do país.

Ao mesmo tempo, a chanceler voltou a afirmar que terá que esperar os resultados de setembro vindos da troika (UE, Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu) para tomar uma decisão, assim como fará o presidente francês, François Hollande, com quem Merkel se reuniu na quinta-feira.

O encontro entre Hollande e Samaras, que durou cerca de uma hora - superando assim os 45 minutos previstos -, aconteceu na presença dos ministros franceses de Relações Exteriores, Laurent Fabius, e de Finanças, Pierre Moscovici.

Com o objetivo de conter a crise da Zona Euro, o presidente francês viajará na quinta-feira a Madri e Roma no dia 4 de setembro, enquanto que o chefe do governo italiano, Mario Monti, estará na quarta-feira em Berlim.