Mundo

Equador dá por superado incidente com o Reino Unido por caso Assange

Agência France-Presse
postado em 25/08/2012 17:12
Quito - O presidente do Equador, Rafael Correa, deu por superado neste sábado (25/8) o incidente diplomático com o Reino Unido, após a "ameaça" britânica de invadir a embaixada equatoriana em Londres para prender o isolado fundador de WikiLeaks, Julian Assange. "Foi um erro grave da diplomacia britânica, mas o consideramos superado", declarou o governante durante seu relatório semanal.

Segundo Correa, é preciso retomar as vias do diálogo e do consenso. "Buscamos uma saída consensual, sem jamais negociar os direitos humanos de uma pessoa", afirmou.



[SAIBAMAIS]Assange está na embaixada Equatoriana desde 19 de junho. De nacionalidade australiana e com 41 anos, ele recebeu asilo diplomático do Equador em 16 de agosto para evitar sua extradição à Suécia, onde irá responder a acusações de agressão sexual que ele nega ter cometido.

O criador do WikiLeaks teme que da Suécia ele possa ser extraditado aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem devido à publicação de centenas de milhares de documentos sobre as guerras de Iraque e Afeganistão do Departamento de Estado, o que sustenta que ele poderia ser condenado à prisão perpétua ou à pena de morte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação