Mundo

Arábia Saudita anuncia ter frustrado atentados terroristas

Agência France-Presse
postado em 26/08/2012 11:14

Riad - A Arábia Saudita anunciou neste domingo ter desmantelado duas células da rede islamita Al Qaeda e frustrado atentados terroristas que iriam ocorrer em Riad e Jidá (oeste).

Em um comunicado, o porta-voz do ministério do Interior informou que foram detidas oito pessoas - dois sauditas e seis iemenitas - que preparavam atentados contra as forças de segurança, sauditas, estrangeiras e contra prédios públicos no reino.

O ministério indicou que as autoridades seguiam há meses os suspeitos ligados ;a uma organização ilícita no exterior;, em referência à Al-Qaeda, na terminologia do reino.

Isso permitiu às autoridades desmantelar uma primeira célula na capital, Riad, "que havia preparado explosivos e os estavam testando", segundo o comunicado que indica que um dos membros da célula acabou "com queimaduras e dedos" ao manipular os explosivos.

As confissões dos membros desta célula levaram ao desmantelamento de uma segunda célula em Jidá, segunda cidade do país.



As autoridades sauditas travaram entre 2003 e 2006 uma guerra sem trégua contra membros da Al-Qaeda no país, que viveu uma onda de atentados contra as instalações petroleiras e alvos estrangeiros.

Prenderam centenas de militantes, erradicando a facção local da rede.

A Al-Qaeda continua ativa no vizinho Iêmen, onde as facções sauditas e iemenitas se fundiram em 2009 sob o nome de Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA), organização considerada pelos Estados Unidos como a mais ativa da rede terrorista internacional.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação