Gaza - O primeiro-ministro do governo de Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, desistiu de participar na Cúpula de Países Não-Alinhados em 30 e 31 de agosto em Teerã, anunciou Teerã, anunciou neste domingo um site ligado ao movimento islamita palestino.
"Depois de consultas intensivas durante as últimas horas, decidiu não participar na Cúpula dos Não-Alinhados", assinalou o Centro de Informação Palestino (PIC).
O PIC explicou que a decisão de não enviar uma delegação do Hamas a Teerã "estava motivada, antes de tudo, pela vontade de garantir a unidade das fileiras palestinas, de não perpetuar a divisão e nem fazer de Gaza uma entidade separada".
No sábado, presidente palestino Mahmud Abbas havia ameaçado boicotar a cúpula se Haniyeh estivesse presente em Teerã.
Em resposta, o porta-voz de Haniyeh, Taher al Nunu, confirmou à AFP que o chefe de governo do Hamas no poder em Gaza iria a Teerã em "sua qualidade de primeiro-ministro eleito pelo povo palestino" nas legislativas de janeiro de 2006.
Neste domingo, mais cedo, o porta-voz da cúpula, Mohammad Reza Forqami, informou que o Hamas não foi convidado pelo Irã para a Cúpula dos Países Não-Alinhados.
"Até o presente, nenhum convite oficial da República Islâmica foi enviado ao primeiro-ministro do Hamas em Gaza Ismail Haniyeh", afirmou o porta-voz, desmentindo um anúncio neste sentido feito pelo porta-voz do movimento islamita.
[SAIBAMAIS]"Somente o presidente palestino Mahmud Abbas foi convidado à cúpula", acrescentou Forqami em um comunicado citado por várias agências de notícias iranianas.
O gabinete de Haniyeh havia anunciado na sexta-feira que o chefe de governo de Hamas havia sido oficialmente convidado para a cúpula pelo presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad.
O ministério das Relações Exteriores iraniano informou, por sua parte, que Haniyeh estava convidado para a cúpula prevista para os dias 30 e 31 de agosto como "convidado especial".