Mundo

Merkel recorda à Grécia que 'cada dia conta para redobrar esforços'

Agência France-Presse
postado em 26/08/2012 15:21
Berlim - A chefe do governo alemão, Angela Merkel, recordou neste domingo (26/8) que agora "cada dia conta" para que a Grécia "redobre realmente seus esforços", em uma entrevista à televisão.

"Nos últimos dois anos e meio, a confiança tem sido desgastada", disse Merkel à rede pública ARD. "Esperaremos o relatório da troika (União Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional)", disse.

Em um momento no qual dirigentes da coalizão entre conservadores e liberais falam abertamente sobre uma possível saída da Grécia da Zona Euro, Merkel disse que a UE encontra-se "em uma fase decisiva" e que "cada um tem que ter cuidado com o que diz".



Uma equipe de técnicos enviados pela "troika" de credores de Atenas prevê viajar à Grécia na próxima semana para avaliar o nível em que estão sendo implantadas as medidas exigidas.

[SAIBAMAIS]Merkel também se referiu à decisão que terá que anunciar em 12 de setembro ante a Corte Constitucional alemã sobre as demandas que apontam para o bloqueio ou a ratificação do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), o novo fundo de resgate europeu, e o pacto fiscal.

"Só posso dizer que creio que temos apresentado bons argumentos" à corte, disse Merkel. "Estou convencida de que o pacto fiscal brinda mais segurança ao cumprimento dos compromissos na Europa", completou.

A Corte Constitucional alemã se pronunciará em 12 de setembro sobre uma série de denúncias contra a ratificação do MEE.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação