Agência France-Presse
postado em 27/08/2012 13:14
Beirute - O Exército sírio abriu nesta segunda-feira (27/08),uma nova frente na região de Damasco, onde luta contra os rebeldes, com as atenções voltadas para o leste da capital, considerado estratégico, afirmou à AFP um comandante rebelde."O Exército concentra suas operações a leste de Damasco, enquanto o Exército Sírio Livre (ESL, rebeldes) tenta levar a batalha a Damasco", afirmou este chefe insurgente que diz se chamar Selim.
Depois de ter lançado uma grande ofensiva no cinturão sudoeste de Damasco na semana passada, sobretudo em Daraya, onde foram encontrados corpos de dezenas de pessoas executadas, o Exército quer controlar, segundo Salim, a Guta, a campina que faz fronteira com Damasco no leste.
Nesta área estão os grupos insurgentes mais bem organizados, em particular o que orquestrou o atentado que em meados de julho tirou a vida de quatro autoridades do aparato de segurança em Damasco, assegura ele.
[SAIBAMAIS]"O Exército se desloca do oeste para o leste, ao redor de Damasco, enquanto nós tentamos voltar à cidade, desta vez de forma organizada", afirma o chefe rebelde.
No dia 15 de julho, eclodiram combates na capital, e três semanas depois o Exército anunciou ter retomado o controle de todos os bairros de Damasco.
Desde então, os insurgentes travam uma guerrilha urbana em algumas zonas da capital.