Mundo

Secretário-geral da ONU se diz chocado com novo massacre na Síria

Agência France-Presse
postado em 27/08/2012 15:32
Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está chocado com as informações sobre um novo massacre na Síria e exige uma investigação independente, afirmou seu porta-voz nesta segunda-feira (27/8).

Relatos sobre centenas de corpos encontrados em Daraya, perto de Damasco, no domingo, após uma operação realizada pelas forças do governo, colocaram em evidência a falta de proteção aos civis no conflito sírio, afirmou o porta-voz de Ban, Martin Nesirky.

"O secretário-geral está certamente chocado com estas informações e condena firmemente este crime brutal e atroz", afirmou Nesirky à imprensa.

"Centenas de civis foram mortos em Daraya, isto precisa ser investigado imediatamente de forma independente e imparcial", acrescentou o porta-voz.



[SAIBAMAIS] A Comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, está tentando reunir informações sobre o massacre, disse Nesirky.

Mais de 330 corpos foram encontrados em Daraya depois que as tropas do presidente Bashar al-Assad realizaram revistas de casa em casa, de acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

"Onde quer que ocorram atrocidades, o culpado precisa ser responsabilizado", disse Nesirky. O caso de Daraya "mostra novamente a falta de proteção aos civis na Síria e a necessidade urgente de evitar perdas de vidas".

Ativistas sírios afirmam que cerca de 25.000 pessoas foram mortas desde o início da revolta contra o regime de Bashar al-Assad, em março de 2011.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação