Mundo

EUA afirmam que prioridade da oposição síria deve ser a unidade

Agência France-Presse
postado em 27/08/2012 17:39
Washington- Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira, depois do pedido da França pela rápida formação de um governo provisório na Síria, que a prioridade da oposição deve ser a unidade e a formulação de um plano democrático.

O presidente francês, François Hollande, aumentou a pressão sobre a Síria durante um discurso para diplomatas de seu país, no qual se comprometeu a reconhecer o governo provisório assim que ele for formado.

Diante das observações de Hollande, a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, disse que os Estados Unidos exortam a oposição "a coordenar mais estreitamente o trabalho dos sírios dentro e fora da Síria".

"(Para Washington) a prioridade de todos eles deveria ser chegar a um acordo sobre como deve ser a transição. Obviamente, eles devem decidir quando começar a nomear as pessoas", declarou à imprensa.



[SAIBAMAIS] "Queríamos estar certos de que isto se baseia em um sólido plano democrático e que o mesmo reflete (...) os valores de inclusão, direitos humanos e proteção de todos os grupos", acrescentou.

Alguns especialistas e ativistas expressaram suas preocupações com a divisão da oposição síria e que os muçulmanos sunitas partidários de uma linha dura tentem se vingar da minoria alauita a que pertence o presidente Bashar al-Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação