Mundo

Governo iraniano não buscará possuir arma atômica, afirma dirigente

Agência France-Presse
postado em 30/08/2012 08:58
Teerã - O Irã nunca buscará possuir a arma atômica, reafirmou nesta quinta-feira (30/8) o guia supremo da República Islâmica, o aiatolá Ali Khamenei, ao declarar aberta a 16; reunião dos Países Não Alinhados reunidos em Teerã.

O encontro dos países não alinhados foi inaugurado nesta quinta-feira na presença de 29 chefes de Estado e de Governo. "O Irã não buscará jamais possuir a arma atômica", insistiu Khamenei. Ao mesmo tempo, o guia iraniano reafirmou que o país "jamais renunciará ao direito do povo iraniano de utilizar a energia nuclear com fins pacíficos".

[SAIBAMAIS]O evento, depois do qual o Irã assumirá por três anos a presidência do Movimento dos Países Não Alinhados (MPNA), é apresentado por Teerã como um importante êxito diplomático ante os países ocidentais que tentam, segundo o Irã, isolar o país no cenário internacional por seu polêmico programa nuclear. O Irã espera revitalizar a organização, criada no período da Guerra Fria, para transformá-la em um contrapeso às grandes potências, principalmente os Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação