Mundo

Grã-Bretanha lembra hoje os 15 anos de morte da princesa Diana

postado em 31/08/2012 10:51
O Reino Unido lembra, nesta sexta-feira (31/8), os 15 anos da morte da princesa Diana, ex-mulher do príncipe Charles. Conhecida como "a princesa do povo", Diana foi vítima de um acidente de carro. Já separada do herdeiro do trono britânico, ela estava na França, quando seguia por um túnel no centro de Paris com o namorado, o produtor egípcio de cinema Dodi Al Fayed.

A Princesa de Gales foi levada ao Hospital de la Pitié Salpétriere, mas não resistiu a uma hemorragia pulmonar. O motorista francês, Henri Paul, e o empresário egípcio morreram na hora. Só o guarda-costas de al Fayed, Trevor Rees-Jones, sobreviveu. Segundo a polícia, o automóvel era seguido por três paparazzis que desejavam fotografar o casal. Investigações posteriores apontaram que o motorista estava bêbado, o que pode ter contribuído para a tragédia. Henri Paul foi considerado culpado e os fotógrafos foram condenados em 2006 por invasão de privacidade.

[SAIBAMAIS]A data coincide com um momento de altos e baixos vivido pela Corte Britânica. O filho mais velho de Diana, príncipe William, se casou em 29 de abril de 2011 com a plebeia Kate Middleton. A cerimônia causou grande repercussão em todo o mundo. Em junho deste ano, a rainha Elizabeth II comemorou o Jubileu de Diamante, em celebração pelos sessenta anos da coroação. À época, a rainha foi bastante criticada pela aparente frieza que demonstrou com a morte de Diana. O ponto negativo fica por conta dos escândalos recentes que envolveram o príncipe Harry. O caçula da princesa Diana foi flagrado nu com duas mulheres em hotel na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.



Vida em foco

Os últimos anos de Lady Di, casada aos 20 anos com o príncipe Charles, que estava apaixonado por outra, Camilla Parker-Bowles, também são o tema de um filme ainda em fase de produção. A atriz Naomi Watts, indicada ao Oscar em 2004 pela atuação em 21 Grams, interpretará Diana. O longa possui direção de Oliver Hirschbiegel e deve mostrar os dois últimos anos de vida da princesa. O roteiro deve mostrar o relacionamento dela com o indiano cirurgião cardíaco Hasnat Khan, além do namoro com al Fayed.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação