Mundo

Ban Ki-moon pede ao Irã libertação de todos os presos políticos

Agência France-Presse
postado em 31/08/2012 13:00
Teerã - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao governo iraniano que liberte todos os presos políticos, durante uma visita a Teerã para participar na 16; reunião dos Países Não Alinhados.

"Tenho insistido ante as autoridades, durante minha visita, para que deixem em liberdade os dirigentes da oposição, os defensores dos direitos humanos, os jornalistas, os militantes sociais", declarou Ban em um discurso na quinta-feira na Faculdade de Relações Internacionais de Teerã.

[SAIBAMAIS]O chefe da ONU dedicou grande parte do discurso à defesa das liberdades e dos direitos humanos, temas que não havia mencionado em seu discurso, poucas horas antes, na assembleia dos Países Não Alinhados. "Restringir a liberdade de expressão e eliminar o ativismo social apenas obstrui o desenvolvimento e espalha as sementes da instabilidade", advertiu Ban.



Centenas de líderes da oposição, advogados, jornalistas, cineastas, defensores dos direitos humanos, ativistas políticos e sindicalistas estão detidos no Irã, especialmente desde os grandes protestos que sacudiram o país durante vários meses depois da contestada reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad em junho de 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação