Mundo

Justiça da África do Sul autoriza libertação de 47 mineiros grevistas

Agência France-Presse
postado em 03/09/2012 13:34
Pretoria - Um tribunal da periferia de Pretoria libertou nesta segunda-feira (3/9) 47 dos 270 mineiros em greve presos em 16 de agosto por causa do tiroteio em Marikana, depois que a promotoria decidiu, no domingo (2/9), suspender o indiciamento pela morte de seus companheiros.

O juiz Esau Bodigelo anunciou que as acusações foram retiradas e que, por isso, os 47 mineiros serão libertados. Na véspera, a justiça sul-africana informou que suspenderá provisoriamente o indiciamento por assassinato contra 270 mineiros, no caso de 34 grevistas mortos a tiros pela polícia em 16 de agosto na mina de Marikana (norte).

[SAIBAMAIS]Com essa decisão, os mineiros que haviam sido acusados ficarão em liberdade condicional. Os mineiros, que foram indiciados na quinta-feira (30/8), integravam o movimento grevista. Os trabalhadores, armados com facões e pedaços de pau, foram alvos dos disparos da polícia em 16 de agosto.



Muitos juristas consideram que o juiz citou na quinta-feira uma lei antidistúrbios de 1956, muito utilizada durante o Apartheid, que prevê o indiciamento por assassinato de todas as pessoas detidas no local de um tiroteio que envolva a polícia, independentemente de as vítimas serem agentes ou não.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação