Agência France-Presse
postado em 04/09/2012 10:05
Nova Délhi - O gigante do fast food McDonald;s, famoso por seus hamburgueres à base de carne, informou nesta terça-feira (4/9) que vai abrir sua primeira lanchonete totalmente vegetariana no próximo ano, na Índia.A segunda maior cadeia de lanches rápidos, depois do Subway, costuma elaborar seus cardápios para se adequar aos gostos locais do país e, no caso da Índia, a carne de vaca é proibida aos hindus e a carne de porco ofende os princípios muçulmanos. Dessa forma, a cadeia vai abrir sua primeira loja vegeteriana junto ao Templo Dourado, na cidade santa sikh de Amritsar, nordeste da Índia. "Será a primeira vez que abriremos um restaurante vegetariano no mundo", afirmou o porta-voz do McDonald;s na Índia, Rajesh Kumar Maini. Depois da inauguração em Amritsar, a cadeia americana planeja abrir outra lanchonete vegetariana em Katra, perto do templo-caverna de Vaishno Devi, na Caxemira indiana. Este é um local de peregrinação que atrai milhares de fieis todos os anos.
O potencial é grande para outras lanchonetes vegeterianas através do país. O cardápio do McDonald;s na Índia já é 50% vegetariano. Seu sanduíche McAloo Tikki, um hamburguer de massa de batata temperada e frita, é o carro-chefe das vendas. Entre os sanduíches à base de frango, o Maharaja Mac também é favorito. A Índia, com sua população de 1,2 trilhão de pessoas, ainda é um mercado muito pequeno para o McDonald;s, afirma Maini. "Temos apenas 271 restaurantes na Índia, em todo o mundo, temos cerca de 33.000", explica.
[SAIBAMAIS]A cadeia serve a meio milhão de clientes por dia na Índia, em comparação com os 50 milhões de pessoas diariamente em cerca de 100 países. "Planejamos dobrar o número de lanchonetes para 500 dentro dos próximos três anos", afirma ainda. O McDonald;s compreendeu logo depois que se implantou no país que precisava reelaborar seu cardápio para o paladar indiano. Os hindus, que representam 80% da população da Índia, consideram a vaca um animal sagrado. Para os muçulmanos, o consumo de carne de porco é proibido pelo Corão.
"Temos que olhar para o todo o mercado de maneira inovadora e compreendemos que um cardápio com base apenas em frango e comida vegetariana iria funcionar", comentou. O McDonald;s não está sozinho em seu projeto de ;indianizar; seu cardápio. A Domino;s Pizza, outra cadeia de food presente na Índia, criou pizzas com coberturas diversificadas. Mas o crescente consumo de comida rápida e rica em gordura preocupa as autoridades indianas, que temem que a importação de hábitos ocidentais também provoque problemas como obesidade e doenças cardíacas.