Mundo

"Rainha da cocaína" e mentora de Pablo Escobar é assassinada na Colômbia

Agência France-Presse
postado em 04/09/2012 15:54
Bogotá - A colombiana Griselda Blanco, conhecida nos anos 1970 como "a rainha da cocaína" e mentora do mais poderoso e temido chefe do narcotráfico deste país, Pablo Escobar, foi assassinada a tiros por mercenários em Medellín (noroeste), informaram as autoridades nesta terça-feira (4/9).

O crime ocorreu na tarde de segunda-feira, quando a mulher, de 69 anos, saía de um açougue no bairro Belén, na cidade de Medellín. Os assassinos, que estavam em uma motocicleta, dispararam contra a cabeça dela.

De acordo com o relatório das autoridades, Blanco tinha voltado à Colômbia em 2004 depois de cumprir, nos Estados Unidos, parte de uma condenação de 60 anos de prisão a que foi sentenciada em 1985.

Segundo estimativas das autoridades, a organização de Blanco chegou a enviar aos Estados Unidos 1.500 quilos de cocaína por mês. Ela foi a primeira a utilizar a rota da Colômbia para o estado americano da Flórida, herdada mais tarde por Escobar, considerado o maior traficante de drogas da história colombiana.

As autoridades colombianas não têm relatos de que a mulher tivesse voltado a cometer crimes desde que retornou ao país e foi viver em Medellín, onde levava uma vida discreta.



Blanco, que entrou no mundo do narcotráfico na década dos 1970, foi pioneira no envio de cocaína aos Estados Unidos através de "mulas", recebendo por isso o apelido de ;a rainha da cocaína;.

Em seu registro criminal, as autoridades colombianas atribuem a ela a responsabilidade por 250 homicídios, entre eles o de seu marido.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação