Mundo

Ataque da Força Aérea Colombiana mata três guerrilheiros das Farc

Agência France-Presse
postado em 05/09/2012 22:21
Bogotá - Ao menos três guerrilheiros das Farc morreram nesta quarta-feira (5/9) em um ataque da Força Aérea Colombiana no nordeste do país, entre eles "Danilo García", apontado como o braço direito de "Timochenko", líder máximo dos rebeldes.

"Danilo García era o braço direito de Timochenko e tinha na área de Catatumbo a missão de contribuir com sua logística" (...). De certo modo, também atuava na estrutura de segurança" do líder rebelde, precisou o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón.

Segundo o ministro, o bombardeio visou o principal acampamento da Frente 33 das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), situado na selva no município de Hacarí, no departamento de Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela.

"Foram mortos ao menos três guerrilheiros, encontradas 15 armas, explosivos e rádios de comunicação", disse Pinzón, estimando que vários corpos podem estar sob um deslizamento de terra provocado pelo bombardeio.

[SAIBAMAIS]O governo colombiano e as Farc anunciaram na véspera o início do diálogo, após meses de negociações secretas entre as partes.



As conversações, durante as quais não serão interrompidas as operações militares nem a atividade guerrilheira, começarão em Oslo na primeira quinzena de outubro para serem transferidas depois para Havana.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, fundadas em 1964 e que contam atualmente com cerca de 9.200 guerrilheiros, são a guerrilha mais antiga da América Latina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação