Mundo

Eleição presidencial no Irã é convocada para junho do ano que vem

Agência France-Presse
postado em 07/09/2012 08:58

Teerã - A próxima eleição presidencial iraniana para eleger o sucessor do presidente Mahmud Ahmadineyad foi convocada para 14 de junho de 2013, anunciou o ministério do Interior em um comunicado citado nesta sexta-feira pela agência oficial Irna. A presidencial terá lugar ao mesmo tempo que as eleições municipais e locais de onde sairão os membros dos conselhos municipais e dos conselhos locais.

Durante as eleições anteriores, em 2009, a reeleição de Ahmadineyad foi questionada pelos dirigentes da oposição e o país viveu vários meses de protestos e manifestações, em que morreram dezenas de pessoas.

Leia mais notícias em Mundo

Os dois candidatos da oposição, o ex-primeiro-ministro Mir Hossein Musavi e o ex-presidente do parlamento Mehdi Karubi se encontram ainda sob prisão domiciliar. O anúncio das eleições acontece depois que, há vários meses, alguns dirigentes políticos aventaram a possibilidade de suprimir o posto de presidente da República.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação