Mundo

Três atentados a bomba atingem Damasco e UE discute ajuda a refugiados

Agência France-Presse
postado em 07/09/2012 15:00
Damasco - Três ataques a bomba atingiram Damasco nesta sexta-feira, em um dia cheio de combates mortais entre soldados e rebeldes e manifestações hostis ao regime de Bashar al-Assad por toda a Síria. Ao mesmo tempo, os chanceleres da União Europeia reuniram-se em Paphos (Chipre) para discutir a transição e ajuda aos refugiados sírios. A Comissão Europeia anunciou a liberação de 50 milhões adicionais para os civis.

Em Damasco, uma atentado com moto-bomba ocorreu em Ruknedin, na saída dos fieis da mesquita Al Rukniya, e provocou feridos entre os fieis, segundo a televisão estatal, citando cinco mortes entre os membros das forças de ordem. O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), uma ONG que se baseia em uma rede de militantes, informou o mesmo número de mortes, acrescentando que seis policiais ficaram feridos.

Leia mais notícias em Mundo


[SAIBAMAIS]Desde o início da revolta, em março de 2011, as forças de ordem cercam as entradas das mesquitas e abrem fogo contra a multidão todas as sextas, dia tradicional de mobilizações no país, para impedir que manifestações se formem após a oração, segundo os militantes.

Um segundo atentado, desta vez com carro-bomba, aconteceu duas horas depois entre o Palácio de Justiça e o Ministério da Informação, no bairro rico de Mazzé (oeste), de acordo com a televisão estatal. Vários carros foram atingidos, segundo a televisão, que não indicou um número de vítimas.

Os dois ataques foram atribuídos à "terroristas", termo utilizado pelas autoridades para designar os opositores e rebeldes que combatem o regime e exigem a saída de Assad. Uma terceira bomba explodiu no bairro de Salhiyé (centro), ferindo soldados, segundo militantes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação