Mundo

Presidente chinês defende paz na região Ásia Pacífico

Agência France-Presse
postado em 07/09/2012 21:37
Vladivostok - O presidente chinês, Hu Jintao, defendeu a manutenção da paz e da estabilidade na região Ásia Pacífico, onde aumentam as disputas territoriais, em seu discurso na cúpula da APEC, iniciada neste sábado na cidade russa de Vladivostok.

"É do interesse de todos os países da região e nossa responsabilidade compartilhada manter a paz e a estabilidade, assim como o bom momento do crescimento econômico na zona", disse o presidente chinês na cúpula do foro para Cooperação Econômica Ásia Pacífico.

China, Japão e Coreia do Sul estão envolvidos em várias disputas territoriais, exacerbando as chamas do nacionalismo, enquanto os atritos aumentam nas relações entre Estados Unidos e China envolvendo o Mar da China Meridional.

Leia mais notícias em Mundo

Vietnã e Filipinas, também membros da APEC, acusam a China de realizar uma campanha de intimidação para reforçar suas reivindicações sobre o Mar da China Meridional.

Os Estados Unidos têm defendido um código de conduta entre as nações envolvidas alegando que a liberdade de navegação nas estratégicas águas do Mar da China Meridional é do interesse de todos, o que tem irritado Pequim.

Outra disputa, sobre pequenas ilhas reclamadas por Japão e Coreia do Sul, tem contribuído para aumentar a tensão na região.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação