Mundo

Premiê Wen Jiabao visita as vítimas do terremoto na China

Agência France-Presse
postado em 08/09/2012 08:38
Pequim - O primeiro-ministro chinês Wen Jiabao visitou as pessoas atingidas pelo terremoto de sexta-feira no sudoeste da China e deixou ao menos 80 mortos e importantes danos, segundo imagens difundidas neste sábado (8/9) pela televisão estatal. A cadeia CCTV mostrou Wen sentado numa barraca de campanha e cercado por sobreviventes.

O chefe do Governo chinês pronunciou um discurso em um centro de atendimento para equipes de resgates, em um país onde as operações de socorro são impregnadas por uma boa dose de patriotismo.

O terremoto de magnitude 5,6, que afetou milhares de prédios, aconteceu no fim da manhã de sexta-feira, momento em que os escritórios estavam cheios e as famílias se preparavam para o almoço.

Leia mais notícias em Mundo

Seu epicentro foi localizado na fronteira entre as províncias de Yunnan e Guizhou, segundo a Agência Sismológica da China, que avaliou o tremor em 5,7 de magnitude, contra 5,6 pelo Institudo Americano de Geofísica (USGS). Ao menos 80 pessoas morreram, segundo o último informe divulgado pela agência estatal Nova China, na madrugada de sábado.

A catástrofe deixou ao menos 556 feridos, de acordo com o governo de Yiliang. Já as autoridades de Zhaotong, uma cidade de Yunnan muito próxima da fronteira com a província de Guizhou, indicou 150 feridos.

As autoridades informaram ainda que 100 mil pessoas estão desabrigadas e que ao menos 20 mil residências foram afetadas. "O terremoto foi particularmente intenso nos distritos de Yiliang e nas regiões de Jiaokui, Luozehe e Qiaoshan", informou o governo local de Yiliang. "Os transportes estão perturbados em algumas regiões e as comunicações seguem afetadas".

[SAIBAMAIS]Huang Pugang, responsável do instituto geológico da província de Yunnan, estimou que o número de mortos deve aumentar devido à grande densidade demográfica da região, de 205 habitantes por quilômetro quadrado.

O terremoto, que aconteceu às 11H00 (00H00 no horário de Brasília), foi seguido por uma série de tremores que semearam o pânico em algumas cidades, o que levou muitos habitantes a deixarem suas casas e escritórios.

Imagens exibidas pela televisão mostraram centenas de pessoas reunidas nas calçadas da cidade de Yiliang (Yunnan), recusando-se a voltarem aos edifícios.

Em outras fotografias postadas na internet, é possível ver ruas cobertas de tijolos, telhas e outros detritos que caíram dos prédios ao redor. Feridos cobertos com bandagens lotavam a entrada de um hospital local.

Muitas paredes ficaram rachadas e enormes blocos de concreto caíram em uma estrada, onde ainda há uma densa nuvem de poeira levantada pelos tremores.

Os edifícios construídos nas regiões rurais da China são muitas vezes construídos com materiais de baixa qualidade e as normas antisismicas raramente são cumpridas.

Foi no distrito de Yiliang o maior número de vítimas fatais, de acordo com a Nova China. A agência de notícias oficial estimou que cerca de 700 mil pessoas foram diretamente afetadas pelo terremoto.

A região relativamente pouco desenvolvida de Yiliang, com mais de meio milhão de habitantes, possui uma alta proporção de minorias étnicas, incluindo os Miao e Hui.

O tremor foi fortemente sentido na província vizinha de Sichuan, atingida em maio de 2008 por um tremor de terra poderosao que fez cerca de 70 mil mortos e 18 mil desaparecidos.

"O terremoto foi sentido em Yiliang e nas três regiões de Jiaokui, Qiaoshan Luozehe", indicou o governo local de Yiliang. "O tráfego foi interrompido em algumas áreas e as comunicações foram afetadas", acrescentou.

Huang Pugang, do instituto geológico da província de Yunnan, indicou à Nova China que o número de mortos pode aumentar por causa da densidade populacional da região, que conta com 205 habitantes por km;.

A China é um país familiarizado com terremotos, embora sua população seja muito menos consciente do risco sísmico como no Japão.

O país foi cenário de um dos piores terremotos da história, na região de Tangshan (nordeste) em 1976. Segundo dados oficiais, os resultados deste terremoto foi de 242 mil mortos, mas outras fontes, totalizamo três vezes mais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação