Mundo

Preso encontrado morto em Guantánamo era um iemenita de 32 anos

Agência France-Presse
postado em 11/09/2012 16:23

Washington - O preso encontrado morto no sábado (8/9) em Guantánamo era Adnan Farhan Abdul Latif, um iemenita de 32 anos preso há dez anos nesta polêmica prisão, anunciou o Pentágono nesta terça-feira (11).

O detento foi encontrado inconsciente à tarde pelos guardas durante a ronda regular no campo 5, que abriga o bloco de detenção disciplinar.

Após informar a família da vítima e o governo iemenita, o Departamento americano de Defesa divulgou sua identidade. Uma necropsia foi realizada, mas as causas da morte serão anunciadas posteriormente, acrescentou o comando Sul, com sede em Miami (Flórida, sudeste), que administra Guantánamo.

Essa é a nona morte entre prisioneiros em dez anos de existência da prisão americana.



O morto, que havia liderado uma greve de fome terminada em junho, estava no Campo 5 sob o "estatuto disciplinar" por ter jogado, "pelo menos uma vez, um coquetel de urina e outros fluidos corporais" em um guarda, de acordo com um porta-voz militar.

Ele "não tinha sido, até o momento de sua morte, nem acusado por crimes de guerra, nem enviado a um tribunal militar", disse o porta-voz.

Ainda restam 167 detentos nessa prisão localizada em um enclave do extremo leste de Cuba.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação