Agência France-Presse
postado em 12/09/2012 14:59
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mantém sua popularidade em alta na Europa, onde seria reeleito com facilidade contra o republicano Mitt Romney, desconhecido no Velho Continente, revelou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira.
Se a população da União Europeia pudesse participar das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 6 de novembro, 75% votaria em Obama, contra 8% que optaria pelo seu adversário republicano, segundo a sondagem "Tendências transatlânticas 2012".
A pesquisa, realizada em junho com cerca de 15.000 pessoas em 13 países europeus (Alemanha, França, Itália, Holanda, Polônia, Reino Unido, Portugal, Eslováquia, Espanha, Bulgária, Romênia, Suécia), na Turquia, nos Estados Unidos e na Rússia, revelou que 82% dos europeus têm uma opinião favorável em relação ao presidente democrata.
O índice de aprovação de sua política externa, que, no entanto, caiu desde a sua eleição para a Casa Branca, passou de 83% em 2009 para 71% na pesquisa divulgada nesta quarta.
Consultados sobre o adversário Mitt Romney, 38% dos europeus responderam que não o conhecem ou não manifestaram opinião sobre ele, enquanto 39% disseram se manifestaram contra ele.
[SAIBAMAIS]Esta pesquisa anual realizada pela Fundação German Marshall (GMF), uma instituição americana de promoção das relações transatlânticas, revelou também a persistência de fortes laços entre os Estados Unidos e a Europa. Ela indica que 61% dos europeus consultados consideram os Estados Unidos mais importantes do que a Ásia para seus próprios países, e 55% dos americanos pensam o mesmo da Europa.
Na Rússia -país incluído pela primeira vez na pesquisa- 50% das pessoas consultadas declararam que têm uma opinião favorável em relação aos Estados Unidos e 64% disseram ter uma boa imagem da União Europeia.