Agência France-Presse
postado em 13/09/2012 21:42
Buenos Aires - Milhares de manifestantes mobilizados nas redes sociais protestaram na noite desta quinta-feira (13/9) em cidades da Argentina contra um projeto de intelectuais do governo por uma nova reeleição presidencial."Não à Re-Reeleição", indicavam alguns cartazes exibidos pelas pessoas que se mobilizaram em Buenos Aires.
Outros atos parecidos foram realizados nas cidades de Rosário, 300 Km ao norte, e de Córdoba, 700 km a noroeste.
Kirchner assumiu o governo pela primeira vez em 2007 e foi reeleita em 2011 para um segundo mandato de quatro anos, mas a Constituição reformada em 1994 impede um terceiro mandato.
O Governo precisaria de maioria de dois terços dos deputados e senadores para reformar novamente a Constituição, apoio que o governo atualmente não tem no Congresso.
Alguns manifestantes batiam panelas, forma de protesto tradicional da classe média argentina, que também exigiram o fim da medida cambial que impede a compra de dólares e mais segurança, diante do aumento dos assaltos à mão armada em Buenos Aires e na periferia.
A iniciativa de uma nova reeleição é impulsionada pelo movimento de intelectuais kirchneristas Carta Aberta, mas a mandatária não disse nada a respeito e seus ministros e líderes parlamentares governistas também não se pronunciaram a favor.
Em outubro de 2013, a dois anos do fim do mandato, serão realizadas eleições de renovação da metade dos deputados e de um terço do Senado.