Mundo

Irã está próximo de produzir bomba atômica, diz premiê israelense

postado em 17/09/2012 08:35
Menos de uma semana depois de pressionar os Estados Unidos a fixar prazos ou limites ; uma ;linha vermelha; ; para o controverso programa nuclear iraniano, e de receber uma negativa do presidente Barack Obama e da secretária de Estado Hillary Clinton, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deu entrevistas a duas emissoras de tevê dos EUA. No popular programa Meet the press, da NBC, ele afirmou que o Irã terá nos próximos seis ou sete meses ;90% do que é necessário; para fazer uma bomba atômica. De olho no público americano, Netanyahu usou uma imagem do futebol americano e afirmou que Teerã está ;muito perto de marcar um touchdown; (equivalente a um gol). ;Vocês têm de riscar essa linha vermelha agora, antes que seja tarde demais;, insistiu.

O primeiro-ministro, que na próxima semana estará em Nova York para discursar na Assembleia Geral das Nações Unidas, falou também ao talk show State of the Union, da CNN. Comparou as atividades nucleares do Irã com os protestos no Oriente Médio contra o filme A inocência dos muçulmanos. ;Tudo que vocês veem nessas mobilizações contra as embaixadas americanas é o que vocês verão com um regime (o do Irã) que terá bombas atômicas;, reforçou. A oito semanas da eleição presidencial nos EUA, as declarações de Netanyahu, após Hillary Clinton determinar que seu país não estabeleceria prazos para negociações diplomáticas com Teerã, podem arranhar a imagem do presidente Obama, que luta pelo segundo mandato. O premiê, entretanto, negou estar tentando influenciar o pleito de novembro.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação