Agência France-Presse
postado em 18/09/2012 23:14
Nova York - As forças do governo sírio estão intensificando os ataques contra mercados, hospitais e filas diante de padarias e mercados, o que tem ampliado o número de civis mortos, denunciou nesta terça-feira a Anistia Internacional (AI).Os ataques "aleatórios" aéreos e de artilharia conduzidos por tropas do regime sírio indicam que o presidente Bashar al Assad trata de "castigar" as cidades controladas pela oposição, destaca o novo relatório da Anistia sobre a guerra civil na Síria.
Segundo a organização humanitária, seus investigadores encontraram centenas de civis assassinados ou feridos nas últimas semanas "nas ruas, enquanto corriam e tentavam se proteger dos bombardeios".
Investigadores da Anistia Internacional verificaram ataques que mataram 166 civis, incluindo 48 crianças e 20 mulheres, em 26 cidades ou povoados em Idlib, Jabal al Zawiya e regiões de Hama.
"As forças do governo estão bombardeando cidades e povoados constantemente e utilizando armas que não atingem apenas objetivos específicos, sabendo que as vítimas destes ataques quase sempre são civis", assinalou Donatella Rovera, especialista da Anistia que voltou recentemente do norte da Síria.